É bem provável que você já tenha passado pela situação de um veículo passar do seu lado e você se assustar por não perceber a aproximação dele. Muitos acidentes acontecem assim, sem que o motorista veja outro carro ou moto se aproximando.

Porém, nem sempre esse acontecimento ocorre por falta de atenção ou imprudência do condutor. Em muitos casos, os motoristas podem ser vítimas do ponto cego do retrovisor. Por isso, é fundamental que você redobre a atenção com esse quesito.

O retrovisor é um item obrigatório de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito
O retrovisor é um item obrigatório de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito

Mas, o que é o ponto cego?

Ponto cego do retrovisor

Esse termo se refere aos locais do veículo onde o condutor não consegue ter visão externa. No carro, por exemplo, as áreas das colunas frontais que sustentam o teto, as duas laterais e as duas traseiras são regiões que o motorista não possui visão de fora. Já na moto, o próprio capacete impede a visão periférica do motociclista.

Sendo assim, vamos te dar cinco dicas preciosas que vão te ajudar com os pontos cegos do retrovisor.

 

1 – Regule o banco do motorista

O ajuste do banco de motorista, além do conforto e ergonomia, serve para aumentar seus reflexos para uma boa reação em momentos de emergência. Sendo assim, a posição correta é sentar de uma forma que você consiga alcançar os pedais ao mesmo tempo em que mantém os joelhos e os braços um pouco flexionados.

 

2 – Ajuste bem o espelho e os retrovisores

Os dois retrovisores, direito e esquerdo do lado de fora, devem mostrar o máximo possível da área externa e menos da carroceria. Sendo assim, mova-os até que a lataria do carro esteja sumindo pelo espelho.

Já o espelho interno do carro deve mostrar toda a área do para-brisa traseiro, fazendo com que você consiga visualizar tudo o que acontece atrás do veículo.

 

3 – Retrovisores auxiliares

Para reduzir o ponto cego do retrovisor, você pode utilizar espelhos convexos. Estes são redondos e possuem um formato diferente, voltado para frente. Com essa curvatura, a visão é ampliada e permite que você enxergue outras áreas da estrada.

 

A falta de atenção com o ponto cego pode causar acidentes
A falta de atenção com o ponto cego pode causar acidentes – Foto: Car Blog

Leia também

– Você sabe como funciona o sistema Start-Stop?

– O que devo conferir no carro antes de viajar?

– Os 10 maiores mitos e verdades sobre manutenção preventiva

 

4 – Redobre o cuidado com veículos grandes

Veículos maiores como caminhões e ônibus atrapalham a visão e podem esconder certos perigos na pista. Além disso, os motoristas desses veículos podem ter dificuldade de enxergar o seu carro. Sendo assim, evite ficar lado a lado.

Mas, lembre-se! Se for ultrapassar, ultrapasse sempre pela esquerda.

 

5 – Atenção na troca de faixa

A mudança de faixa de forma imprudente causa diversos acidentes. Por isso a importância de ter total atenção no momento de mudar a faixa. Somente mude a faixa quando tiver certeza que não há um carro ou moto do lado. Lembre-se de que ligar a seta não garante a passagem, sendo assim, não coloque o bico do veículo sem ter a garantia de que não está vindo um carro.

Essas foram as nossas dicas para você manter o máximo de cuidado no trânsito.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.