Você sabe qual a função da bieleta? Para entender como essa pequena peça trabalha, é preciso conhecer um pouco sobre o sistema em que ela atua: a suspensão (clique aqui e conheça o sistema de suspensão). Como você bem sabe, a suspensão é composta por itens como a barra estabilizadora, bandeja, molas, pivô e os amortecedores.
O conjunto todo é o responsável por manter a estabilidade do carro, absorvendo o impacto decorrente das irregulares do terreno por onde ele trafega. Durante as imperfeições no trajeto, ela evita a inclinação excessiva carroceria e ajuda manter o pneu em contato com o solo. A principal função da bieleta é ligar a barra estabilizadora ao sistema de suspensão do veículo.
Quais são os sinais de que a bieleta está com problema?
Os barulhos incomuns na suspensão são os primeiros sinais de que algo pode estar errado. Estalos, rangidos e sons de metal contra metal podem significar que a função da bieleta está comprometida. Pode ser um problema relativamente simples de fixação ou algo mais complexo.
Podendo também sofrer com problema de fixação, deformação e quebra, além da deterioração da coifa de proteção.
Fixação: o problema de fixação pode ocorrer pelo desgaste das buchas, com isso ocasionara folga nas extremidades, com isso a bieleta pode ficar frouxa ou até soltar.
Deformação: a deformação pode ocorrer pelo desgaste natural da peça ou até pelo uso de um produto de qualidade mais baixa, com isso o risco de quebra aumenta, podendo gerar um furo de pneu ou até gerar um acidente, uma vez que não terá a mesma estabilidade.
Coifa de proteção: a coifa de borracha é responsável por proteger os pinos de fixação, que são essenciais para garantir que a função da bieleta seja cumprida. Com o tempo ela pode se deteriorar, comprometendo a lubrificação, que começa a ficar contaminada com resíduos de terra, ou detritos do asfalto. A presença dessa sujeira acelera o desgaste da articulação.
Leia também:
– O que é e como funciona o terminal de direção
– Qual a diferença entre a vela aquecedora e a vela de ignição
Você também pode observar se o carro está com falta de estabilidade, ou fazendo algum ruído na parte de suspensão, que será gerado pelo desgaste da coifa.
Caso ocorra algum desses problemas, recomendamos ir a um especialista e para evitar riscos de um desgaste ou quebra precoce, e sempre bom comprar produtos com uma qualidade melhor, ou de marcas conhecidas.