Que o sistema de freio é de suma importância para garantir a segurança e eficiência do veículo e das pessoas, isso todo mundo sabe. Mas você conhece o componente flexível de freio? Essa peça pode ser a causadora de muitos acidentes se houver qualquer tipo de defeito nela.

Sendo assim, continue lendo para entender mais sobre o flexível de freio, seu funcionamento e os cuidados que precisa ter com ele.

Flexível de freio
Flexível de freio

O que é o flexível de freio?

Ele é um componente de borracha com niples nas extremidades que se encontra nas rodas. Sua função é conduzir o fluido de freio pelo sistema. Como seu nome já diz, é uma peça maleável, fazendo com que se adeque às mudanças de direção e pressão vindas das rodas do carro.

No momento que o pedal é acionado, ocorre o aumento da pressão do fluido de freio dentro do Flexível, que passa a pressionar as pastilhas de freio sobre o disco realizando a frenagem das rodas. Com isso, vemos a importância de manter a revisão em dia, pois o mau funcionamento do flexível irá afetar e eficiência do freio.

 

Como saber se preciso trocar a peça?

Para qualquer componente mecânico é importante consultar o manual veículo e seguir as orientações do fabricante para realizar a manutenção preventiva no tempo adequado.

Porém, se reparar que o flexível está ressecado, trincado ou furado, significa que é necessário trocar a peça de imediato.

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Quais precauções são necessárias?

Para garantir o desempenho adequado do flexível de freio, é essencial adotar cuidados adicionais ao verificar o seu veículo. Aqui estão os principais deles:

 

– Tenha atenção ao encaixar o flexível.

Durante a instalação ou montagem do sistema de freio, é fundamental prestar atenção especial ao fixar o flexível. Se não for devidamente encaixado, pode ocorrer uma sobreposição das roscas, o que pode resultar em vazamentos.

 

– Evite a pulverização desnecessária do veículo.

A prática comum de pulverizar a parte inferior do veículo, embora antiga, não oferece benefícios significativos. A maioria dos produtos utilizados nesse processo contém derivados de petróleo que podem danificar as peças de borracha.

 

– Nunca suspenda a pinça de freio pelo flexível.

Infelizmente, alguns mecânicos têm o hábito incorreto de deixar certas peças penduradas durante a manutenção do veículo. No caso do flexível de freio, isso é particularmente perigoso, uma vez que sua estrutura foi projetada para suportar pressão interna, não a tensão de esticamento. Para garantir a segurança, é aconselhável utilizar um gancho apropriado para sustentar a peça enquanto realiza a manutenção dos outros componentes do sistema.

 

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