Com a chegada do verão, a ocorrência de tempestades inesperadas aumenta. Sendo assim, a atenção do motorista precisa ser redobrada para evitar riscos de acidentes, pois com a baixa visibilidade e a pista escorregadia, tudo se torna mais perigoso. Hoje vamos dar algumas dicas para você ter uma direção mais segura em caso de chuva forte.
Saiba o que fazer em caso de chuvas extremas.
Evite manobras bruscas
Com as condições desfavoráveis, o melhor a se fazer é evitar movimentos bruscos. Sendo assim, evite: acelerar muito, frear rapidamente, virar de forma brusca o volante, entre outros movimentos que realizamos de forma comum no dia a dia, pois o carro pode derrapar e gerar um acidente.
Acenda as luzes do veículo
É muito importante manter os faróis acesos durante a condução, mesmo que seja durante o dia, pois isso ajuda os demais motoristas na visibilidade do seu carro e evita acidentes.
Verifique as condições dos pneus
Quando se fala em chuva, sempre nos lembramos das condições dos pneus. Pois, eles que darão aderência ao solo.
Para saber se os pneus ainda estão em condições, é recomendado verificar a calibragem e a profundidade dos sulcos (são os canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem). Caso tenha chegado ao limite dos sulcos, recomendamos que faça a troca dos pneus.
Mantenha distância dos veículos à frente
Já vimos que não é recomendado realizar movimentos bruscos na direção. Além disso, é recomendada a distância preventiva dos outros veículos, fazendo com que o motorista tenha tempo o suficiente para reagir em situações inesperadas sem colocar ninguém em risco.
Leia também:
– Como cuidar da direção elétrica do seu carro
– Seu carro está fazendo algum barulho diferente? Entenda
– Cinco cuidados para tomar em relação ao ponto cego do retrovisor
Evite distrações
Sabemos que muitas vezes precisamos reagir de forma rápida. Por isso, é importante evitar distrações, como: celular, som alto, olhar para outras direções alem da pista, fones de ouvido (que é proibido), entre outras coisas que podem dispersar a atenção. Assim, estará mais atento em caso de emergência e necessite de uma reação, pois qualquer distração pode ser fatal.
Desvie de vias alagadas
Uma precaução importante é evitar locais com inundações, mesmo que seja pouco, pois podem esconder buracos e obstáculos, podendo danificar seu veículo. Caso seja necessário passar, faça com cautela e em baixa velocidade.
Sinalize para outros veículos
Em caso de problema com o carro, como: quebra do para-brisa ou pneu furado, é de grande importância sinalizar a via, para que os outros motoristas estejam atentos. Conseguinte, as formas mais usuais de sinalizar são: luzes de emergência (pisca alerta), colocar cone ou triangulo de sinalização ou marcar com algo que não atrapalhe a pista.
Tente parar em local seguro
Em caso de chuva intensa é recomendado procurar um local seguro para estacionar, e esperar até que as condições sejam mais favoráveis para poder seguir viagem.
Atenção! Evite parar próximo de árvores e postes.
Reduza a velocidade
Dirigir com velocidade reduzida ajuda em caso de reações mais rápidas, além de evitar o risco de derrapar.
Além dessas precauções que passamos, é importante realizar a manutenção preventiva do seu veículo. Assim, estando nas melhores condições, o seu veículo estará mais seguro em casos de forte chuva.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.
Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.