Muitas pessoas que buscam comprar um automóvel hoje em dia, olham como fundamental a economia de combustível do mesmo. Além das diversas variáveis de cada carro, como peso, motor e afins, você também pode tomar algumas atitudes que vão ajudar o seu veículo a gastar menos .Confira algumas dicas que vão te fazer poupar dinheiro enquanto dirige!
Manutenção preventiva
Quando se faz a manutenção preventiva, que seria a parte de troca de óleo, verificação dos filtros de ar e combustível, alinhamento e balanceamento, o veículo irá rodar na sua melhor forma, fazendo com que seja menor o desgaste do carro e que você consiga uma maior economia de combustível.
Escolha as peças e produtos certos
A escolha das peças e produtos pode parecer simples, mas quando escolhido de forma correta eles vão te ajudar a economizar combustível. Alguns exemplos de peças que, quando de qualidade, te propiciam um melhor desempenho: pneus de baixa resistência ao rolamento, velas de ignição de alta eficiência, filtros de ar de alto desempenho e sistema de exaustão mais eficiente.
Leia também
– Os 10 maiores mitos e verdades sobre manutenção preventiva
– O que devo conferir no carro antes de viajar?
Técnica de direção eficiente
Outra forma de não gastar tanto combustível é dirigir suavemente, sem que fique acelerando ou freando bruscamente. Tente manter uma velocidade constante, além de evitar usar altas rotações, pois evitará um desgaste maior. Evite marcha lenta por um tempo prolongado – as primeiras marchas são apenas para arrancar ou para subidas, ao usar ela por um tempo maior, você vai forçar o motor além do necessário.
Monitoramento do consumo de combustível
Acompanhar o computador de bordo do seu veículo é uma boa forma de monitorar o gasto. Através dele, você consegue saber quando alguma atitude de direção que você modificou foi eficiente ou não para a economia. Para carros que não têm essa tecnologia, existem aplicativos de celular que permitem fazer esse tipo de monitoramento, ou até medidores de combustíveis externos que te passam todos os tipos de informações necessárias..
Até pouco tempo atrás as pessoas olhavam muito as cilindradas do motor para poder ver qual era mais econômico, porém, os carros mais novos já vem com motores mais econômicos sem perder potência, então não é muito difícil ver carros que antigamente seriam 2.0, sendo 1.0 turbo ou 1.3 turbo sem perder a potência e rendimento.
Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso Instagram e nos acompanhe também por lá!