A direção elétrica está ganhando cada vez mais espaço no mercado, tendo em vista que gera um maior conforto para o motorista, facilitando na hora de uma manobra, por exemplo. Porém, ela requer uma atenção redobrada, já que os seus componentes são mais frágeis do que os outros tipos de direção.
No Brasil, é comum encontrarmos três tipos principais dessas direções: com o motor na coluna, no eixo do pinhão ou na cremalheira. A ligação com a cremalheira costuma acontecer de duas formas: com o uso de um segundo pinhão (comum em marcas européias) ou um fuso de esferas (mais usado pelos americanos).
A direção elétrica, por ser mais sensível, tem por necessidade um cuidado maior para que não ocorram maiores desgastes, pois com as condições do piso (asfalto) e as variações do clima, o material já tem um desgaste natural. Por isso, são muito comuns as quebras dos coxins ou dos acoplamentos, fazendo com que aconteçam ruídos no painel de seu veiculo.
Também temos que ficar atentos às falhas eletrônicas ou de software. Quando esse tipo de problema ocorre, pode comprometer o funcionamento da parte da direção, e também em outros sistemas, como por exemplo, os freios, controle de estabilidade, e recursos de estacionamento.
Problemas mais comuns na direção elétrica
Barulhos na direção
São decorrentes do desgaste ou folga dos coxins, cruzetas e acoplamentos, que ficam ao longo de todo o mecanismo, quando ocorre esse tipo de problema pode ocorrer até o travamento do sistema, fazendo com que prejudique mais ainda a direção.
Trepidação no volante
Quando o volante trepida em excesso mesmo em situações de baixa velocidade e pouca potência, o problema pode estar na caixa de direção. Geralmente, isso acontece por causa do desgaste natural dos seus componentes internos.
Antes de se decidir pela substituição, uma dica é realizar o alinhamento das rodas, que também pode ser a fonte desse tipo de problema.
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Direção resistente
A direção elétrica se caracteriza por ser muito leve e exigir pouco esforço. Por isso, o aumento na resistência ao virar o volante é um claro indício de que ela pode estar com algum problema. O motivo, novamente, costuma ser o desgaste dos componentes, que prejudica o desempenho de todo o conjunto.
Desgaste por sujeira
Esse é um problema mais comum em modelos que apresentam o motor na cremalheira. Com a entrada de água e detritos no sistema, seja por enchente ou mesmo pelas condições das vias, os componentes metálicos acabam sofrendo um desgaste acentuado com o passar do tempo. Em casos mais extremos, o motor elétrico pode acabar queimando, demandando um reparo imediato.
Caso sinta algo diferente na direção do seu veiculo, o mais recomendado e levar imediatamente a um especialista de confiança, para que assim possam ser tomadas as melhores medidas para que o problema seja sanado, assim evitando riscos para sua vida e a vida de terceiros.