Com o passar do tempo e a modernização dos carros, os câmbios também vem passando por um processo de evolução, sempre pensando no bem estar do motorista e num melhor desempenho dos carros. Com isso, foram sendo desenvolvidos novos tipos de transmissões, algumas sendo direcionadas para carros mais esportivos, outras para veículos populares. Entenda melhor como funciona cada tipo de transmissão.
Tipos de transmissão
A transmissão de um veículo é um conjunto de componentes que tem como principal objetivo levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Outra função importante é regular o torque, ou seja, a força que vai para as rodas através da seleção das marchas. Atualmente existem alguns tipos de transmissão, entre eles a manual, automática e a automatizada.
A transmissão manual
A transmissão manual é o tipo de câmbio mais comum. É aquela que necessita da utilização da embreagem para troca de marcha, sendo feita de forma manual quando se atinge certa rotação. É o modelo mais barato e com o menor custo de manutenção, quando se mantém um certo nível de cuidado.
Transmissão automática
Diferentemente da convencional, na qual o motorista seleciona manualmente qual marcha quer usar, nesse modelo a mudança é feita automaticamente, de acordo com a rotação do seu veículo. A transmissão automática não conta com pedal de embreagem e as opções da alavanca de câmbio são diferentes, sendo elas:
- R sendo de Reverse: marcha ré do veículo, normalmente acionada por um botão;
- P sendo de Parking: posição faz com que bloqueie as rodas de tração, sendo indicada principalmente para dar a partida no carro;
- N sendo de Neutro: mantém o veículo em ponto morto;
- D sendo de Drive: usado para movimentar o veículo para frente.
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Transmissão automatizada
Muitas vezes chamado de sequencial, esse modelo dispensa o uso do pedal da embreagem. Isso é possível devido a um sistema eletrônico de gerenciamento. Quando o condutor seleciona a marcha, um sistema automatizado aciona a embreagem e faz a troca.
A desvantagem desse modelo fica por conta do maior tempo de resposta durante as trocas de marcha. Essa lentidão é percebida principalmente nos carros mais comuns. Nos esportivos essa desvantagem já não existe mais, e o desempenho é melhor.
Transmissão continuamente variável
Conhecido como CVT, esse modelo não usa um conjunto de engrenagens como as transmissões convencionais. Em vez disso, usa um sistema de polias com diâmetro variável. A principal vantagem desse sistema é a suavidade nas trocas e melhor consumo de combustível graças à variação contínua de velocidade que essa transmissão oferece.
Automatizada de dupla embreagem
Com certeza é o modelo mais avançado consequentemente sendo mais caro! Utiliza duas embreagens, tornando a troca de marchas praticamente instantânea. É mais é usado em supercarros, principalmente pelo seu altíssimo desempenho, mas já é possível encontrar esse tipo de transmissão no Brasil em veículos mais discretos.
E o que faz parte da transmissão do veiculo?
Esse sistema e composto por: embreagem (caso de carros manuais), conversor de torque (caso de carros automáticos), caixa de câmbio, diferencial, semieixo, eixo cardan (para veículos com tração traseira).