O Airbag é um dispositivo de segurança que ajuda na preservação da vida humana em caso de acidentes, sendo utilizado em um ou mais pontos estratégicos do carro. Por isso, hoje vamos entender como funcionam os airbags.
Eles são acionados quando o sensor detecta uma diminuição brusca de velocidade. Ao entender que houve uma atividade de desaceleração rápida ou um acidente, o sistema dispara, fazendo com que em fração de centésimos de segundos o dispositivo esteja aberto e protegendo a vida do passageiro.
É fundamental entender como funciona o equipamento para manter a segurança de todos. Portanto, agora vamos abordar alguns tópicos importantes.
Quais são os tipos de Airbag?
- Airbag duplo frontal: protege o rosto e o tórax do motorista e passageiro da frente, com a função de evitar o choque contra o volante e o painel na hora do impacto;
- Airbag de cortina: tem como objetivo evitar que estilhaços de vidros do carro entrem em contato com os passageiros;
- Airbag lateral: este também ajuda na proteção do tórax em colisões laterais, evitando os ferimentos ao entrar em contato com a porta;
- Airbag de joelho: é um dos menos comuns no Brasil, e tem como foco evitar o impacto do joelho com a coluna de direção do veículo;
- Airbag central: evita o choque entre motorista e passageiro da frente no caso de uma colisão;
- Airbag de cinto: protege os passageiros do impacto com o próprio cinto de segurança;
- Airbag de capô: é uma bolsa para proteção do pedestre, ela também evita maiores ferimentos contra o capô e para-brisa;
- Airbag de teto: protege os ocupantes em carros que tenham teto solar para não se cortarem ou serem lançados para fora do veículo em caso de capotamento;
- Airbag traseiro: tem o objetivo de proteger a cabeça dos ocupantes do banco de trás.
O que fazer quando o Airbag está sendo acionado?
No momento do acionamento é recomendado que o motorista mantenha as mãos no volante e não coloque na frente do rosto ou do corpo. Isso irá ajudar a evitar lesões nas mãos, braços e rosto, busque também manter cabeça e corpo ereto, e se possível apoiado no encosto do banco. Além disso, é importante manter a calma e respirar fundo nesse tipo de situação.
Tempo de vida útil
Tempo de vida útil: Os airbags têm um tempo de vida útil limitado e precisam ser substituídos após um determinado período de tempo ou quilometragem percorrida. Geralmente, os fabricantes recomendam a substituição após 10 a 15 anos de uso.
Manutenção: Os airbags precisam de manutenção regular para garantir que funcionem
Leia também
– Seu carro está fazendo algum barulho diferente? Entenda
– Você sabe como funcionam os carros blindados?
– Para que serve a numeração do pneu?
O que o motorista pode fazer para verificar se o Airbag está funcionando?
Verifique o painel do seu veículo para ver se há uma luz de compatibilidade de airbag. Quando você liga o carro, a luz deve acender por alguns segundos e depois desligar. Mas, se a luz não acender ou permanecer acesa, isso pode indicar um problema com o sistema do airbag.
Faça um teste de diagnóstico do airbag usando um scanner de diagnóstico. Isso é geralmente feito por um mecânico especialista.
Lembrando que, para o melhor funcionamento do Airbag, é necessário que os ocupantes dos veículos estejam bem posicionados e respeitando a capacidade máxima. Além disso, todos os integrantes do carro devem estar utilizando o cinto de segurança.
É possível instalar airbag em um carro que originalmente não tem?
Sim! Mas isso deve ser feito por um profissional qualificado e experiente. É importante lembrar que a instalação de airbags é um processo complexo que envolve a instalação de sensores, módulos de controle, além de ajustes no sistema elétrico do veículo.
Caso esteja pensando em instalar o dispositivo em seu carro, é importante conversar com um profissional qualificado e verificar as leis e regulamentos locais antes de fazer a instalação.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui e visite o nosso Instagram!
Existem versões para motos?
Sim, existem airbags específicos para motocicletas que podem oferecer proteção adicional em caso de acidente. Eles geralmente são projetados para serem usados em conjunto com o equipamento de proteção do motociclista, como o capacete, jaqueta, luvas e botas.
Os airbags para motos podem ser instalados no equipamento de proteção ou no próprio veículo e são acionados por sensores que detectam uma colisão ou uma desaceleração brusca. Quando acionados, eles inflam rapidamente e formam uma proteção adicional para o motociclista, diminuindo o risco de lesões graves em caso de acidente.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nossos especialistas para saber mais!