O sistema de suspensão é fundamental para o funcionamento do veículo
O sistema de suspensão é fundamental para o funcionamento do veículo

Sabe aqueles buracos que passamos sem querer com o carro? Então, se não fosse o sistema de suspensão, estaríamos perdidos. Por isso, é fundamental que você conheça os componentes do sistema de suspensão e saiba como manter o bom funcionamento deles.

A suspensão tem como função manter a estabilidade do carro, absorvendo, por meio dos seus componentes, as irregularidades do solo. Além disso, a suspensão mantém as quatro rodas no chão e auxilia o desempenho do veículo.

Veja agora as funções dos componentes mais importantes da suspensão:

Pneu

O pneu é constituído por borracha e tem como uma de suas funções absorver os impactos do solo. Com isso, o pneu ajuda os amortecedores e molas, fazendo com que ele participe, mesmo que indiretamente, do sistema de suspensão. Portanto, nunca deixe de observar as condições do pneu, pois ele ajuda com o conforto e pode deixar o carro mais macio ou mais duro, dependendo do pneu.

Amortecedor

O amortecedor é um dos componentes do sistema de suspensão mais conhecidos e importantes, pois ele, junto da mola, reduz os impactos das irregularidades e buracos existentes no solo. Se o seu amortecedor estiver gasto, tome cuidado, pois isso fará com que haja o desgaste prematuro dos outros componentes da suspensão. Sendo assim, fique sempre atento para falta de estabilidade e ruídos vindos do amortecedor.

Mola

Como foi dito antes, a mola trabalha em conjunto do amortecedor para reduzir os danos das irregularidades da pista. Por ser muito flexível, a mola é de suma importância para absorver os impactos do asfalto. A mola pode ser do tipo helicoidal ou feixe de molas, ambas possuem a função de absorção de impactos.

Braço Oscilante

O braço oscilante permite que os pneus subam e desçam suavemente, fazendo com que reduza os “trancos” que o veiculo recebe. Por isso, sem eles, seu veículo não proporcionaria um passeio divertido. Seria como andar em uma carroça, com tudo muito duro no caminho.

Buchas de Borracha

A função da bucha é de evitar o contato de ferro com ferro, fazendo com que não haja atrito entre eles. Ademais, elas ajudam o braço oscilante a realizar seus movimentos sem ruídos. Atenção! Por se tratar de um item feito de borracha, é comum que tenha o desgaste. Então, não se esqueça da manutenção preventiva.

Pivô de Suspensão

O pivô auxilia o movimento das rodas e dos componentes, sem que seja necessário forçar outras peças. O pivô é uma peça que passa por vários impactos, fazendo com que seja de suma importância a revisão. Pois, caso a peça se quebre, o veículo corre sérios riscos de funcionamento, além de possíveis acidentes.

Barra Estabilizadora

A barra estabilizadora faz à conexão de uma coluna de suspensão a outra. Quando o veículo está em alta velocidade, a barra estabilizadora é a responsável por manter a estabilidade nas retas e nas curvas. Ela é fixada na carroceria por buchas de ligação e as colunas por meio de bieletas. Caso haja barulho vindo da suspensão ou falta de estabilidade no carro, pode ser que a barra estabilizadora esteja com alguma avaria.

Atenção! É muito importante, e recomendável, que sejam feitas manutenções preventivas seguindo a indicação do fabricante. Além disso, sempre que surgir barulhos estranhos, vá a um mecânico de confiança. E, por fim, sempre que houver alguma manutenção ou alteração, deve ser feito o alinhamento do veículo.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças para o seu veículo.