Sempre que falamos dos brasileiros na Fórmula 1, lembramos do Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, e outros pilotos brasileiros. Porém, já tivemos equipes brasileiras no grid da maior categoria do automobilismo mundial. Você sabe quais são essas equipes?
O Brasil já teve duas equipes que correram com a bandeira brasileira em toda a história da Fórmula 1, sendo elas a Escuderia Bandeirantes e a Copersucar-Fittipaldi. Em uma época onde o esporte a motor era conduzido por muitos entusiastas e projetistas de garagem, a categoria tinha uma gama maior de carros e equipes.
Com isso, em 1952 Chico Landi, brasileiro, criou a Escuderia Bandeirantes em parceria com a Maserati, e teve uma breve passagem pela Fórmula 1, mas acabou não dando muito certo.
Em 1975 os irmãos Fittipaldi, Emerson Fittipaldi e Wilson Fittipaldi, criaram uma equipe totalmente brasileira. Eles foram responsáveis pela maioria das peças do carro, tirando motor, cambio e pneu, até pilotos e mecânicos, a base da equipe era a 150 metros do Autódromo de Interlagos. A equipe teve como melhor resultado o 7° lugar na classificação geral.
Com o passar dos anos os regulamentos e os investimentos foram alterados, fazendo com que houvesse ainda mais limitação na formatação das corridas e do grid. Chegando ao ponto onde estamos hoje, com apenas 10 equipes e 20 pilotos, sendo 6 equipes de marcas de carros (Ferrari Mercedes Aston Martin Alfa Romeo Mclaren e Alpine/Renault) e 4 equipes que não são marcas de carros (Red Bull, AlphaTauri, Willians e Hass).
Leia também
– Pilotos brasileiros na Fórmula 1
Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.