É comum ouvirmos de tudo quando o assunto é automóvel, por exemplo: carro pesado consome mais combustível, descida no ponto morto economiza mais, entre outras afirmações controversas. Porém, você sabe, realmente, o que é verdade ou mito quando falamos de manutenção preventiva??
Dez mitos e verdades sobre a manutenção preventiva!
- Para economizar combustível, é preciso descer ladeiras no ponto morto: MITO
Hoje em dia, no momento que um veículo desce uma ladeira engatando a injeção de combustível é costada no ato. Se você desengatar o câmbio, a injeção de combustível acionar o motor. Com isso, o movimento impede o desgate dos discos e/ou tambores de freio do seu veículo. Ou seja, caso queira ecnomizar de verdade, desça ladeiras engrenando o seu carro.
- É preciso checar o nível de óleo do carro semanalmente: VERDADE
O óleo tem a função de lubrificar, proteger e melhorar a perfomance do seu carro. Por isso, é de grande importância que o óleo esteja em dia.
- O gás do ar condicionado tem data de validade: MITO
A substituição só é necessária em casos de vazamento, que podem ocorrer quando há problemas nas mangueiras ou reservatório. Caso perceba isso, procure um profissional de confiança!
- O carro a gás é mais econômico: VERDADE
Se for comparar com os carros movidos à gasolina, os carros a gás têm, em média, 61% a mais de economia no abastecimento.
- Motores que são “flex” se viciam em determiando combustível: MITO
O sistema do veículo já vem preparado para reconhecer o combustível aplicado, fazendo com os ajustes necessários, como ângulo de ignição, quantidade de combustível, rotação de marcha lenta, entre outros aspectos, sejam realizados sozinhos.
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- Carros mais pesados consomem mais combustível: VERDADE
Realmente, os dados são verdadeiros, a cada 100 quilos que o veículo tiver, consumirá o equivalente a 1 litro extra de combustível a cada 100 Km percorridos.
- É preciso aquecer o motor quando o tempo esfria: MITO
Hoje em dia, essa função já é realizada pela injeção eletrônica. A lubrificação e a dosagem de mistura de ar e combustível já ficam de prontidão por conta do maior desempenho das bombas de óleo e combustível.
- Dirigir com vidros abertos consome mais combustível: VERDADE
Quando você dirige a mais de 80 quilômetros por hora com os vidros do seu carro abertos ele terá mais resistência e consequentemente vai precisar de mais energia para continuar o trajeto. Sendo assim, o maior consumo de combustível é inevitavelmente preciso.
- Acelerar o carro antes de ligá-lo faz com que o sistema se lubrifique: MITO
Na verdade, esse ato faz o contrário. Uma vez que você faça isso, as paredes do cilindro vão perder o óleo lubrificante porque a gasolina vai ser bombeada, por não conseguir ser queimada, escorrerá por elas.
- Calibrar os pneus frios ou quentes não faz diferença: MITO
Em relação aos pneus frios, os quentes precisam de calibrações com compensações que têm variações de 1 a 5 PSI a mais. Sendo assim, tenha atenção e não calibre da mesma forma.
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