Você sabe para que serve o cilindro mestre? Este componente faz parte do sistema de freio do carro. O cilindro mestre se localiza dentro do capô do veículo, e é responsável por acionar a pressão hidráulica dos freios.

Cilindro mestre
O cilindro mestre é um componente fundamental do sistema de freio do seu veículo.

 

Qual a função do Cilindro Mestre?

O cilindro mestre, como dito acima, é responsável por providenciar pressão hidráulica para que os freios nas rodas funcionem. Ou seja, quando o pedal de freio é acionado, os pistões da câmara interna do cilindro mestre pressionam o fluido de freio que é distribuído por todo o sistema hidráulico até chegar às lonas e pastilhas de freio que ficam nas rodas.

 

Tipos de Cilindro Mestre

Existem dois tipos de cilindro mestre: simples e duplo. Confira a diferença entre eles:

– Cilindro Mestre Simples: possui apenas um estágio ou câmara. Porém, estão em desuso atualmente, uma vez que se houver alguma falha nesse tipo de cilindro mestre, o resultado é a perda da capacidade de frenagem nas rodas do veículo.

– Cilindro Mestre Duplo: possui dois estágios ou câmara, ambas com fluido de freio. Esse tipo de cilindro mestre é mais seguro, pois se uma das câmaras falhar, a outra vai garantir que o veículo ainda tenha condições de frear, mesmo que seja com menor eficiência.

 

Quando devo trocar o Cilindro Mestre?

Diversos componentes do carro possuem vida útil, e o cilindro mestre não é diferente. Porém, a vida útil vai variar de acordo com a utilização do carro e o cuidado com o mesmo. Conseguinte, com muito cuidado e uma utilização média, a peça pode durar mais de 80 mil km, que seria por volta de cinco anos de uso.

Dica rápida!

É aconselhável fazer uma revisão no cilindro mestre a cada 10mil km rodados ou uma vez por ano. Ademais, sempre preste atenção nas condições do fluído de freio do automóvel.

“Mas, como vou saber que realmente preciso trocar o cilindro mestre?”

Existem dois sintomas que podem evidenciar o defeito no cilindro mestre, que são:

  • Pedal de freios cedendo e descendo até o assoalho
  • Nível de fluído de freio descendo muito rápido

Portanto, sempre que houver algum desses sintomas, tome cuidado! Pois, o cilindro mestre é o coração do seu freio, se ele não estiver com um bom funcionamento, sua segurança pode ser afetada.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.