O filtro de ar do motor é uma peça de suma importância para o funcionamento do carro. Além disso, é um componente que necessita ser trocado no momento correto para evitar problemas no seu veículo. Mas você sabe para que serve o filtro de ar e quando você deve trocá-lo?

Continue lendo que vamos te explicar tudo que precisa saber sobre o assunto.

Para que serve o filtro de ar

Qual a função do filtro de ar?

O filtro de ar tem a função de proteger o motor do seu carro. Mas, você pode pensar “como uma peça tão pequena protege o motor do meu carro?”. O filtro de ar absorve e separa as impurezas provenientes, obviamente, do ar, fazendo com que as mais densas sejam levadas para o fundo da peça e as mais leves permaneçam na parte de papel “sanfonado” que retém os poluentes.

O mais impressionante é que esse componente consegue filtrar até um micro, o que equivale a 0,001 milímetro, que é imperceptível aos olhos!

Qual o objetivo do filtro de ar?

O filtro de ar tem o objetivo de fazer com que o ar que entra no coletor de admissão chegue sem impurezas na câmara de combustão, fazendo com que a queima do ar/combustível seja feita da forma correta para o bom funcionamento do veículo. Além disso, o filtro de ar reduz a chance de os componentes internos do motor sejam desgastados, amenizando o consumo de combustível do carro.

Sobre o formato dos filtros

Pode-se perceber que os filtros possuem diversas formas e formatos diferentes. Isso é porque o filtro pode varias de acordo com o modelo do carro. Você pode encontrar filtros cilíndricos, ovais ou quadrados. Sendo assim, é de grande importância que verifique qual o modelo correto para o seu carro no Manual do Proprietário.

Quais são as consequências de um filtro de ar sujo?

A sujeira que vem com ar pode danificar o motor do seu veículo, afetando o bom funcionamento do mesmo. Entre alguns danos, estão:

  • Gerar problemas nos cilindros e pistões;
  • Gerar gases que prejudicam o meio ambiente;
  • Poluir o ar externo e interno, ocasionando sérios riscos a saúde;
  • Impedir a passagem de oxigênio, aumentando o consumo de combustível.

Ou seja, um filtro de ar sujo pode causar vários danos ao seu veículo. Então, lembre-se de trocá-lo no tempo certo, assim você evita maiores prejuízos financeiros e para a saúde.

Filtro de ar sujo

+ O que é e como funciona o braço oscilante
+ O que é o pivô de suspensão, como ele funciona e quando trocá-lo
+ Como funciona o amortecedor do seu carro

Quando devo trocar o filtro de ar?

Normalmente, é recomendado trocar por volta dos 10 mil quilômetros rodados, porém, é importante averiguar as condições que o carro é utilizado. Conseguinte, carros que trafegam em lugares com muita poeira, areia, terra, entre outros poluentes mais densos, esses vão desgastar mais rápido o filtro de ar.

 

Dica rápida!

Se você perceber que o seu carro aumentou o consumo de combustível, começou a ter problemas na marcha lenta e/ou começou a perder potência no resgate da velocidade, já se prepara para trocar o filtro de ar. Esses são sinais críticos que o seu veículo demonstra quando o filtro de ar necessita ser trocado!

 

Como trocar o filtro

Pode não parecer, mas o processo é bem simples. De início, essa troca deve ser feita, sempre, com o carro desligado há um bom tempo, para evitar que esteja quente e ocasione queimaduras.

Vamos lá! Abra o capô do carro e localize a peça. Normalmente, você a encontrará em uma caixa preta, próxima ao vidro do carro. Após isso, retire os parafusos dessa caixa e troque o filtro por um novo.

Atenção! Nunca tente “consertar” o filtro de ar! Não tente lavar ou limpar, pois a chance de danificar o filtro e piorar a situação do veículo é muito grande!

Para encerrar, fixe a peça, parafusando de volta os parafusos retirados. Lembre-se de fechar bem o local onde o filtro se encontra, para não entrar sujeiras indesejadas.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.