Provavelmente você já ouviu falar de motor 1.0, 1.4, 1.6 ou, até mesmo, 1.8 e 2.0, mas você sabe o que todos esses números significam? O que representam para o seu carro? Muita gente acha que esses números estão voltados para a velocidade do veículo, o que não é exatamente correto e nem completamente errado. Pode parecer confuso, mas continue lendo que vamos explicar tudo para que não restem dúvidas!
O que significa a numeração do motor
Existem diversos fatores que classificam um motor. Um deles é a potência, ou seja, a capacidade de energia que o motor pode produzir. Além disso, um motor pode ser composto por vários cilindros, sendo que cada um pode conter um tamanho específico. Porém, quanto maior o cilindro, mais gás combustível cabe dentro dele, ou seja, mais potência pode ser gerada na hora de queimar o gás combustível.
Agora, o que isso tudo tem a ver com a numeração 1.0 do motor, por exemplo? É bem simples: o valor no motor é a medição de cilindradas daquele componente, como: um 1.0 possui 1.000 cilindradas, um 1.4, possui 1.400 cilindradas e assim por diante. Sendo assim, podemos dizer que a capacidade de cilindrada do motor é de 1.600 ou 2.000, por exemplo.
Isso não significa, necessariamente, que um motor 1.6 vai ser mais rápido que um motor 1.0, pois existem diversos fatores a se considerar para falarmos de rapidez. Mas, podemos dizer que os motores 1.6 ou 2.0, por exemplo, possuem cilindros maiores e uma capacidade de maior torque.
É possível que um motor 1.0 tenha particularidades que permitem gerar mais velocidade do que um 1.4
O que precisamos entender é que potência nem sempre significa velocidade. Uma picape, por exemplo, tem mais potência que um sedã. Contudo, o sedã provavelmente será mais rápido, por ser um carro mais leve e com melhor aerodinâmica. Nesse exemplo vemos que a potência não está ligada a velocidade, mas ajuda a carregar mais peso ou ultrapassar obstáculos.
Com isso, vemos que o 1.0 é mais indicado para veículos que andam apenas na cidade, pois não precisam de tanta potência para superar desafios. Porém, conforme as cilindradas aumentam, obstáculos como morros serão mais fáceis de subir.
+ Diferença do sistema de injeção eletrônica para o carburador
+ Pastilha de freio: como funciona e quando devo trocar?
Outras formas para classificar
Existem outras duas formas diferentes para classificar um motor, que são:
- Posicionamento dos cilindros
- Suas características
Em relação ao posicionamento dos cilindros: o motor pode ser em linha (os cilindros formam uma linha, tornando o motor estreito e comprido), em V (o motor divide os cilindros em dois planos, formando uma letra V), em W (é um motor V, mas com um plano extra com mais cilindros para formar a letra W) e boxer (com cilindros posicionados na vertical). Normalmente, esse posicionamento tem mais a ver com o tipo de carro (se ele é pequeno ou esportivo, por exemplo) do que com a potência em si.
Em relação às características: nesse caso, ele pode ser aspirado (aspira o ar para os cilindros, o que faz com que seja menos potente), turbo (usa turbocompressor para comprimir ar e aumentar a potência) e sobrealimentado (versão que é aspirado, mas que pode ativar a versão turbo quando quiser).
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.
Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.