Quando estamos dirigindo, a segurança é fundamental. Por conta disso, existem vários mecanismos e sistemas para que o carro fique mais seguro e reduza o risco de acidentes. Falando de segurança, um dos sistemas mais importantes do veículo é o sistema de freio, pois é ele que para o carro quando necessário.
Mas, para que o freio funcione de forma adequada, ele não pode perder tração. Sendo assim, a troca do fluido de freio se torna fundamental para evitar acidentes por má funcionalidade.
Por que devo trocar o fluido de freio?
O fluido de freio é responsável pela lubrificação das peças e transferência de pressão que é exercida no pedal para as rodas, fazendo com que parem de girar.
Porém, o fluido pode deteriorar com o tempo, pois absorve impurezas e perde sua consistência interna. Quando isso acontece, é de suma importância que seja feita a troca, porque o fluido não irá transmitir a pressão do pedal para as rodas de forma eficaz.
Além disso, é importante fazer tal manutenção para averiguar outros componentes que também se desgastam, como a *pastilha* e disco de freio.
Quando realizar a troca do fluido de freio?
A troca do fluido de freio pode ser marcada pelo prazo máximo do fabricante ou por problemas imprevistos.
– Prazo máximo do fabricante:
Quando for comprar um fluido de freio fique atento(a) para o prazo de validade. Cada fluido tem um prazo estabelecido pela fabricante. Caso não saiba o prazo, o recomendado é trocar, pelo menos, uma vez a cada dois anos.
– Problemas imprevistos:
Alguns problemas como vazamentos ou contaminações podem afetar a vida útil do fluido. Por isso, verifique a entrada de água no compartimento, pois pode contaminar o fluido, e vazamentos no mesmo
Leia também
Você sabe quais são os componentes do sistema de direção?
Cinco cuidados para tomar em relação ao ponto cego do retrovisor
Você sabe como funciona o sistema Start-Stop?
Sinal para troca do fluido
Um dos sinais mais claros que há necessidade de trocar o fluido é quando o freio exige mais força. Por exemplo: se você pisar no pedal e sentir mais pesado, com dificuldade para frear o veículo, isso é um sinal para revisar o fluido de freio do carro.
Sendo assim, não se esqueça de fazer manutenções no seu veículo, principalmente no sistema de freio, pois isso garante a sua segurança.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.
Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.