Você já reparou na cor da fumaça do escapamento do seu carro? Saiba que a coloração pode ser um indicador de problema no veículo. O ideal é que ela seja incolor, o que significa um bom funcionamento do motor do veículo. Por isso, fique atento(a) caso a fumaça esteja com uma cor diferente. E saiba a diferença da fumaça preta, branca e azul no escapamento do seu carro.
Fumaça preta
Essa cor é sinal de alguma disfunção no sistema de injeção ou no carburador do veículo. Um desequilíbrio na mistura de combustível com o ar acarreta em uma queima ineficiente do combustível. Isso acarreta uma maior liberação de gás carbônico para o ambiente e aumenta o consumo de combustível. Ruim para o meio ambiente e ruim para o seu bolso.
Fumaça azul
Ela ocorre quando veículo está queimando óleo lubrificante além de combustível. Isso pode acontecer por alguma infiltração na câmara de combustão, que é causada por uma folga nas juntas ou retentores, ou até mesmo por uma disfunção nos pistões do motor. Esse processo acelera o consumo de óleo do carro e a manutenção precisa ser feita para não desgastar o motor.
Fumaça branca
A fumaça branca nem sempre é sinônimo de problema. Isso porque, em dias muito frios ela pode aparecer por conta da condensação do vapor d’água. Mas, caso ela apareça quando o veículo já está aquecido, ela pode ser um indicador de água no radiador. Essa água que é usada para balancear a temperatura do motor, pode estar entrando na câmara de combustão e se vaporizando, gerando uma perda de volume. Uma boa forma de checar esse problema é observando o nível de água no motor, por isso, fique sempre atento e não deixe passar muito tempo sem olhar debaixo do capô do veículo!
Na dúvida, sempre consulte seu mecânico e garanta sempre que você esteja usando peças de qualidade no seu caso.