Simples à primeira vista, a troca do óleo é muito mais importante para a vida útil do motor do que muitos imaginam. Uma lubrificação deficiente pode causar desde danos mais simples – como redução de desempenho e aumento do consumo de combustível – até o temido diagnóstico de “motor fundido”, que pode representar até metade do valor do automóvel na hora de conserto. Porém, quando a troca entra em pauta, sempre surgem dúvidas, como “Quando devo trocar o óleo? E o filtro? Qual o óleo ideal para o meu carro?”. Para solucionar essas incertezas, confira uma lista com os 8 mitos e verdades mais populares sobre o assunto:
MITO: O óleo deve ser trocado a cada 5.000km percorridos.
Verifique as indicações específicas do fabricante para o modelo do seu veículo, bem como a idade do carro e seu tipo de uso. No geral, a troca é indicada a cada 10.000km percorridos, mas isso pode variar! Avalie num posto de troca de óleo, com profissionais especializados.
VERDADE: O óleo lubrificante recomendado pela montadora do veículo é sempre a melhor opção.
Sempre deve ser seguida a recomendação do fabricante do veículo, com relação à viscosidade e API/ACEA do produto. A viscosidade do lubrificante pode ser identificada na embalagem do produto e normalmente aparece da seguinte forma: 40, 50, 5W30, 10W40, 20W50, etc.
MITO: Não existe diferença entre os óleos lubrificantes para carro e moto.
Os lubrificantes para carros e motos são semelhantes, porém não possuem a mesma aditivação. Os lubrificantes específicos para motos possuem uma aditivação diferenciada. Dessa forma, a utilização de óleos de carros em motos, e vice-versa, pode ocasionar problemas.
VERDADE: Existem diferenças entre o óleo mineral, sintético ou semissintético.
Cada tipo de óleo tem formulação própria e é determinado para cada tipo de veículo, de forma que seja importante utilizar sempre o tipo especificado para seu veículo para manter a performance ideal.
MITO: Quando utilizamos um óleo de qualidade, ele nunca fica velho e pode ser utilizado por muitos anos.
A coloração preta do óleo lubrificante mostra que ele está cumprindo sua função corretamente, já que este fica preto devido à sua atuação na limpeza no motor.
VERDADE: As indústrias fabricantes de óleos lubrificantes devem obedecer a regulamentações, que visam garantir a qualidade e, sobretudo, a pouca agressividade dos produtos ao meio ambiente.
Toda empresa fabricante de lubrificante deve seguir as regulamentações na ANP (Agência Nacional de Petróleo), que regulamenta a produção, qualidade, níveis de desempenho, óleos básicos e demais legislações referentes ao segmento.
MITO: Posso utilizar qualquer tipo de lubrificante em carros antigos.
Carros antigos, que estejam com a manutenção em dia, devem utilizar o mesmo lubrificante que foi recomendado no manual do veículo.
VERDADE: O motor deve estar frio na hora de verificar o nível e quente na hora de trocar o óleo.
Quando o motor do carro está quente (ligado há 15 minutos), o óleo fica mais fino e escorre com facilidade. Já o nível deve ser verificado com o veículo frio (desligado), pois, caso se mantenha quente, o óleo desce e não é possível visualizar a real situação do motor.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre o assunto. Mas se ainda ficou alguma, venha nos fazer uma visita!