Como sabemos, para dirigir qualquer tipo de automóvel no Brasil você precisa ter uma carteira. Existem seis categorias para habilitação: ACC, A, B, C, D e E. Sendo que cada uma lhe dá o direito de dirigir um tipo de veículo. Veja para que serve cada uma.
ACC (Autorização Para Conduzir Ciclomotor)
É a autorização para conduzir ciclomotor que permite ao cidadão dirigir veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,5 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora.
Categoria A
Neste grupo será encaixado motocicletas de duas ou três rodas com cilindrada maior que cinquenta centímetros cúbicos, que pode passar de 50 KM/h, para poder obter a carteira é necessário que a pessoa tenha feito prova psicológica, teórica e pratica. Depois de obter a aprovação você poderá conduzir moto, motoneta e triciclo.
Categoria B
O condutor estará apto para dirigir veículos motorizados cujo o peso bruto não passe de 3.500 Kg e cuja a lotação máxima não exceda 8 lugares, vale lembrar que a permissão dessa categoria não dará direito de dirigir motocicletas. Você poderá dirigir carros de passeio, picape, SUV e Van, e Motorhomes, mas sem que passe de 6 toneladas ou de 8 passageiros. Assim como para obter a carteira de motocicleta, e necessário fazer os três tipos de provas.
Categoria C
O condutor terá direito de dirigir todos os veículos que já citamos anteriormente, com exceção das motocicletas, agora acrescido veículos de transporte de carga cujo o peso bruto total exceda a 3.500KG, sendo assim ele será permitido de dirigir caminhões, caminhonete e van de carga.
Leia também
– As cinco marcas de carro mais antigas do mundo
– Tudo o que você precisa saber sobre as correias dentadas
– Tudo o que você precisa saber sobre a bateria do seu carro
Categoria D
Vai abranger as categorias B e C, agora incluindo veículos utilizados para transporte de passageiros cujo a lotação exceda a 8 lugares, excluindo o do motorista. Assim o condutor terá o direito de dirigir ônibus, micro-ônibus e van de passageiro.
Categoria E
Quando o condutor chega à licença E, ele terá direito a dirigir todas as categorias anteriores, exceto a licença A, referente as motos, agora agregando também uma unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada que tenha 6.000 KG ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares.
Como fazer a troca de categoria para habilitação?
Para fazer a troca de categoria são necessários alguns requisitos, sendo assim, para fazer a alteração da carteira B para C é necessário que o condutor tenha no mínimo 1 ano de carteira B, sendo ela definitiva, já para categoria C para D é necessário ter no mínimo 21 anos e estar habilitado há 2 anos na carteira B ou 1 ano na carteira C, para carteira E necessita ter 21 anos completos, e estar habilitado 1 ano na categoria C ou D.
Além disso o condutor quando for da entrada ele não poderá ter cometido nenhuma infração de natureza gravíssima nos últimos 12 meses.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.
Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.